Blog

Preciso de ter imóvel escolhido para pedir uma pré-aprovação de crédito habitação?

Se está a pensar comprar casa, mas ainda não tem o imóvel escolhido, pode igualmente verificar se é elegível para crédito habitação.

O processo de crédito habitação não se trata apenas de escolher o imóvel e de fazer a sua compra. Este é processo que passa por várias fases e que envolve várias burocracias. E, dependendo de cada caso, pode prolongar-se por mais de três meses até estar concluído.

Por isso, se está a pensar comprar casa recorrendo ao crédito habitação, não só pode, como deve pedir uma pré-aprovação para estar a par das suas condições e evitar surpresas.

Quais as vantagens de pedir uma pré-aprovação?

A maior vantagem de pedir uma pré-aprovação, e ainda que não tenha o imóvel escolhido, é perceber se está elegível para pedir um crédito habitação e, se sim, qual o montante máximo que o banco vai financiar para o seu caso. Desta forma, vai conseguir poupar tempo ao procurar apenas imóveis dentro do montante aprovado pelo banco.

Com a pré-aprovação na mão, a capacidade negocial passa para o lado do comprador, ou seja, se quiser comprar determinado imóvel, e já tiver a pré-aprovação, pode fazer proposta um pouco abaixo, com a contrapartida de fechar o negócio no momento. A probabilidade do vendedor aceitar uma proposta abaixo do valor definido é maior.

O que é analisado num pedido de crédito?

A pré-aprovação é uma fase de análise onde a instituição financeira avalia o risco de conceder-lhe o montante que pediu.

Para determinar o risco do seu perfil enquanto cliente, o banco vai fazer uma análise detalhada sobre os seus rendimentos, a sua situação profissional, a idade, o número de titulares, a sua taxa de esforço, a sua percentagem de LTV e o seu histórico bancário.

O processo do crédito habitação apenas dá início quando a instituição financeira constatar que reúne todos os requisitos e condições necessárias para avançar. E atenção: o seu empréstimo apenas fica pré-aprovado. Só na última fase é que emitida a carta de aprovação (também conhecida por carta de oferta), onde detalha e confirma todas as condições finais do seu crédito habitação.

Se não estiver informado do que uma instituição financeira tem em conta, pode mesmo ver o seu crédito recusado por pequenos pormenores. Mas, um crédito recusado, não significa que não consiga um empréstimo. Por vezes, tudo o que precisa de fazer é estar bem informado sobre a concessão de um crédito e tentar ao máximo melhorar as suas condições. Caso precise de ajuda a PM Créditos conta com intermediários de crédito experientes para tratar do seu processo.

Partilhar: