Blog

Financiamento a 100% no Crédito Habitação

Uma das questões que a maioria das famílias procura saber é se existe possibilidade de adquirir um imóvel financiado a 100%. Vamos responder-lhe a esse questão em seguida.

A 1 de Julho de 2018 entrou em vigor uma nova lei para a concessão de novos créditos, aprovada pelo Banco Portugal a 30 de Janeiro de 2018. Esta medida introduziu limites a alguns dos critérios usados na avaliação da capacidade dos clientes cumprirem as suas obrigações, abrangendo a concessão de novos créditos à habitação, créditos com garantia hipotecária ou equivalente e créditos ao consumo.

Esta medida determina que nenhuma instituição financeira pode financiar mais do que 90% do valor da escritura de aquisição, sendo que esse mesmo imóvel não poderá ter nenhum outro crédito associado como garantia hipotecária nos 24 meses subsequentes à escritura da aquisição.

Resumindo, o Banco de Portugal recomendou que o rácio LTV (loan-to-value) deve ser inferior ou igual a 90% do valor solicitado para créditos para habitação própria e permanente – ou seja, os bancos não devem emprestar 100% do valor de avaliação ou aquisição (dependendo do valor mais baixo).

Esta medida foi resultado da crise financeira que assolou Portugal nos últimos anos e que fez com que os bancos se retraíssem na concessão de crédito. Embora o país se encontre numa fase mais favorável, onde os bancos já começaram a conceder novamente crédito para comprar casa, estes preferem continuar a manter o mínimo de risco possível, incentivando os portugueses a constituir uma poupança.

Contudo, e embora não seja simples, ainda existe uma forma de conseguir o financiamento do valor total do crédito imobiliário através da compra de um imóvel do banco.

Como se calcula e qual a importância do LTV?

O LTV traduz-se numa percentagem estabelecida entre o montante do crédito que o banco está disposto a conceder e o valor da garantia do empréstimo, que é o próprio imóvel.

Ora, aqui é essencial perceber que o valor que o banco considera enquanto garantia é o menor dos valores entre o valor de avaliação e o valor de compra.

A fórmula de cálculo do rácio financiamento garantia, como é denominado em português, é a seguinte:

LTV (%)=(Montante do Empréstimo)/(Valor da Garantia) x 100

Aquisição de casas do banco a 100%

Neste momento, a melhor opção e mais simples, para conseguir um crédito habitação a 100% passa por adquirir um imóvel do banco. Para quem desconhece esta alternativa, nós explicamos. Devido à crise económica, que já referimos, foram muitas as famílias que não conseguiram pagar o seu crédito habitação e, por consequência, tiveram que entregar a sua casa ao banco. Contudo, e ainda nos dias de hoje, são muitas as pessoas que perdem o seu imóvel para o banco por falta de pagamento. Pode encontrar estes imóveis através de:

  • Balcões das instituições bancárias;
  • Websites de redes de mediadores imobiliários parceiros dos bancos;
  • Websites especializados na compra, venda ou arrendamento de imóveis;
  • Websites imobiliários das próprias instituições financeiras.

Se estiver à procura de casa, e esta lhe parecer a opção mais viável para si, não se esqueça que não deve olhar só para as taxas de juro, como também ver o custo total do crédito que terá de pagar. Escolha um imóvel cujo um financiamento detenha uma prestação mensal adequada à sua carteira. Estas medidas podem ajudá-lo a não se endividar e não lhe acontecer o mesmo que aconteceu ao antigo proprietário da casa.

No entanto, se sente que precisa de ajuda para encontrar o melhor crédito habitação, pode contar connosco. A PM Créditos procura, de forma gratuita, as melhores soluções para si.

Partilhar: